Com a evolução da informática, o volume de dados foi aumentando exponencialmente. Com isso, os mecanismos de transporte de informação tiveram que se adequar. O que inicialmente era feito em disquetes, com praticamente nenhuma memória, hoje é feito com HDs externos. Estes últimos, hoje apresentam uma grande variedade de opções no mercado, sendo que isso torna mais difícil entender como escolher HD externo.
Por isso, confira nossas dicas para não errar na hora da compra. Mas, antes, vamos entender mais um pouquinho sobre ele?
O que é um HD externo?
Antes de descobrir como escolher HD externo, é importante conhecer um pouquinho mai sobre ele. Um HD externo é um dispositivo de armazenamento de dados que pode ser conectado a um computador ou outro dispositivo eletrônico. Ele é composto por um ou mais discos rígidos que são armazenados em uma carcaça externa. HDs externos são uma ótima opção para backup de dados, armazenamento de arquivos grandes, como vídeos e fotos, e transporte de dados entre dispositivos.
Quais são os tipos de HD externo?
HDs mecânicos: são os modelos mais comuns e mais baratos. Eles funcionam usando discos rígidos mecânicos que giram a alta velocidade.
HDs sólidos: são mais caros, mas oferecem maior velocidade e desempenho. Eles não usam discos rígidos mecânicos, mas sim memória flash.
Como escolher o tamanho certo?
O tamanho do HD externo é importante para determinar quantos dados você poderá armazenar. Os modelos mais comuns têm capacidade de armazenamento de 500 GB a 4 TB. Se você precisa armazenar apenas arquivos pequenos, como documentos e fotos, um HD de 500 GB ou 1 TB pode ser suficiente. Se você precisa armazenar vídeos, filmes ou outros arquivos grandes, um HD de 2 TB ou 4 TB pode ser necessário.
Dicas de como escolher HD externo
- Espaço não é tudo: quando falamos em como escolher HD externo, a única questão que a grande maioria das pessoas levanta é sobre o seu espaço de armazenamento. Mas o HD externo tem outras situações que devem ser analisadas antes disso. Por exemplo, as variações de HDs externos de mesa e portáteis. Os primeiros são mais indicados para fazer backups, mas não são muito úteis para serem transportados. Para esta finalidade o mais indicado são os portáteis. Isso por razões como o tamanho e a capacidade de armazenamento.
- Conexão via USB ou Wi-fi: os tipos de conexão para a transmissão de dados também devem ser levadas em conta antes de adquirir o seu HD externo. Durante um bom tempo a única opção, que continua sendo a mais comum, é a via entrada USB. Hoje é possível encontrar modelos que tem transmissão de dados via wi-fi. A tecnologia deste HD permite que você transmita dados do HD para seu computador, mesmo sem ter conexão com a internet. Além disso, é muito importante que você busque saber a velocidade de transmissão de dados do HD.
- Software: o sistema que opera o HD externo pode ser de grande valia para diversas funcionalidades. Por exemplo, alguns modelos oferecem não apenas a transmissão de dados, mas também um software que faz a proteção dos dados, que garante a segurança para cópias importantes, como backups, por exemplo, além de garantir que os arquivos não sejam corrompidos por erros de sistema. Além disso, é possível encontrar HDs externos com softwares para funcionalidades de compreensão e transferência de dados de maneira eficiente e segura.
- Avaliar como você vai utilizá-lo: se for para usar o HD externo como pen drive, opte sempre pelo portátil, por seu manejo facilitado. Já se for para ter uma ferramenta eficaz de backup, o HD externo de mesa é o mais indicado, pois ele não foi feito para ficar dentro de mochilas ou bolsas .
Gostou das dicas de como escolher HD externo?
Espero que este post tenha te ajudado a como escolher HD externo melhor para suas necessidades. Se você precisa de um HD externo para armazenar apenas arquivos pequenos, um modelo mecânico pode ser suficiente. Se você precisa de um HD externo para armazenar vídeos, filmes ou outros arquivos grandes, um modelo sólido pode ser a melhor opção.
E se você tem outras dúvidas referentes a tecnologia, confira nossos outros posts aqui no blog, como por exemplo como escolher um tablet e muito mais!
Profissional de TI com mais de 10 anos de experiência. Já trabalhei como suporte técnico, líder de tecnologia e hoje sou Programador Sr. na Agência das Coisas.