É muito comum vermos as pessoas reclamando por suas impressoras terem apresentado problemas no funcionamento ou até terem parado totalmente de funcionar “cedo demais”. Acontece que nem sempre a culpa é do fabricante ou de uma suposta má qualidade do produto. Seguindo uma lógica óbvia: se existem medidas que podem contribuir para o prolongamento da vida útil de uma impressora, há também descasos que podem encurtar esse tempo de funcionamento do equipamento, certo?
Esses descasos que podem gerar várias dores de cabeça para o usuário. Problemas como atolamento de papel, impressões de péssima qualidade, necessidade de trocar mantimentos frequente e outros podem ser prevenidos com alguns cuidados. Saiba agora o que NÃO fazer com sua impressora para aumentar sua vida útil!
Não faça da bandeja um “guarda-folhas”!
Ao comprar uma resma e a armazenar na bandeja, por exemplo, você contribui para a umidade das folhas, que por sua vez aumenta os riscos de atolamento de papel. Ao sofrer esse processo constantemente, a impressora sofre um desgaste de suas engrenagens, que pode levar a problemas mais complicados ao longo do tempo.
Fique de olho e mantenha na bandeja somente a quantia de folhas que for realmente usar e, ao imprimir, não esqueça de delimitar as margens da folha com o ajustador da impressora. Esse cuidados ajudarão a reduzir o custo com impressão por não desperdiçar papel.
Dica: O que fazer quando houver atolamento de papel!
O primeiro passo é desligar totalmente o aparelho da energia elétrica. Em seguida, tente retirar a folha puxando-a sempre para o caminho de saída – como se a folha estivesse sendo impressa. Caso contrário, você poderia desregular os censores de alinhamento de impressão, em impressoras jato de tinta, e danificar a unidade fusora nas impressoras a laser.
Não ligue/desligue a impressora frequentemente!
Ligar e desligar a impressora várias vezes ao dia pode criar um grande desgaste no equipamento e danos ao cartucho, que ficam sendo alinhados a todo momento no trilho do aparelho. Desligue-a somente ao ter certeza que não irá mais a usar. Para evitar o ressecamento da tinta, imprima alguma coisa a cada 15 dias, no mínimo. Além dessa, leia esse outros conteúdo com mais dicas de como economizar tinta da impressora.
Não desligue a máquina direto do estabilizador!
Desligar a impressora diretamente do estabilizador ou no-break é errado. Esse hábito pode danificar a cabeça de impressão ou mesmo o sistema de posicionamento do cartucho. Utilize sempre o botão liga-desliga de sua impressora.
Não esqueça de fazer a manutenção de seu equipamento!
Sabia que 90% dos problemas da impressora é causado por falta de limpeza? A maioria dos softwares já possuem um sistema de limpeza automático – e você ainda pode ativar ciclos de limpezas, caso ache necessário. Então não tem desculpas! Também é possível realizar limpezas manuais: mas, busque orientações no manual do produto e as siga fielmente.
Profissional de TI com mais de 10 anos de experiência. Já trabalhei como suporte técnico, líder de tecnologia e hoje sou Programador Sr. na Agência das Coisas.