A tarefa de escolher uma impressora pode ser bastante ingrata devido à grande quantidade de opções que o mercado apresenta atualmente: impressoras a laser, jato de tinta, multifuncionais, modelos Wireless, com ou sem conexão Wi-Fi e até mesmo as recentes impressoras 3D. Além disso, decidir qual equipamento comprar é ainda mais difícil quando se pensa em um uso específico para ele, como o design gráfico, por exemplo.
Para lhe ajudar nessa decisão, separamos algumas dicas de como escolher a melhor impressora para um designer gráfico.
Tenha em mente qual é a sua necessidade
O primeiro passo para tomar a melhor decisão é saber de forma bem clara qual é a sua necessidade real. Ou seja, é vital levar em conta qual a sua forma e demanda de trabalho, bem como o quanto está disposto a investir nisso.
Alguns questionamentos práticos podem ajudar a definir esses critérios: você precisa de uma impressora que tenha alta velocidade de impressão? Ou sua necessidade é de dar vasão a um grande volume de impressão? O material que você irá produzir são fotografias, gráficos ou apenas letras? Colorido ou preto e branco? Você usará a impressora em casa ou no trabalho?
Definir as respostas para essas perguntas ajuda muito na hora de escolher o tipo de impressora que será ideal não apenas para o trabalho de designer gráfico em si, mas mais especificamente para a sua forma de trabalhar.
Entenda a diferença entre as opções de equipamento
Existem dois tipos principais de impressora: o modelo jato de tinta, que transfere a tinta do cartucho para o papel através de um jato; e o modelo a laser, que possui um funcionamento mais complexo, envolvendo a tinta na forma de pigmento, cargas elétricas e raios laser. A natureza do funcionamento da impressora ligado à forma com que você trabalha é o que irá determinar qual modelo de impressora adquirir.
É muito importante que você conheça bem a diferença entre os equipamentos para saber o que fazer e o que não fazer com a sua impressora.
Impressoras a laser: para quem precisa imprimir muito
Impressoras a laser são geralmente mais caras – e seus toners também -, mas em contrapartida oferecem uma velocidade de impressão muito maior. Além disso, os toners armazenam mais tinta do que os cartuchos, ou seja, o tempo de vida útil dos consumíveis de uma impressora a laser também é maior.
Por causa desses fatores, o uso desse tipo de impressora é mais indicado para aqueles designers que precisam imprimir um grande volume e de forma ágil. O lado ruim desse equipamento é que, em comparação com as impressoras que funcionam com tecnologia jato de tinta, há uma pequena disparidade na qualidade na tinta, o que pode ser algo relevante especialmente, por exemplo, para quem imprime muitas fotografias.
Em resumo: caso você precise imprimir muito e rapidamente, escolha uma impressora a laser.
Impressoras jato de tinta: para demandas mais reduzidas
Impressoras jato de tinta são as mais comuns do mercado e possuem um preço mais acessível – o mesmo vale para os seus consumíveis, os cartuchos de tinta. No entanto, a duração desses cartuchos é menor em comparação com os toners, e a velocidade de impressão de um modelo jato de tinta também é menor do que a velocidade de um equipamento a laser.
Por isso, impressoras jato de tinta são mais indicadas para quem precisa lidar com um volume de impressão mais reduzido e não demanda uma grande velocidade de impressão, trazendo um custo-benefício muito maior nessas situações. Também é mais indicada para quem precisa de cores mais vibrantes e definidas em suas impressões, como na impressão de fotos.
Ou seja, se você não produz muito material e nem necessita de uma impressão super ágil, opte por um modelo de impressora jato de tinta.
👉 Leia esse artigo com dicas de como economizar tinta da impressora!
Ferramentas extras
Além da forma de funcionamento de uma impressora, outros itens têm influência na hora de escolher um modelo para ser usado em atividades de design gráfico. Algumas impressoras agregam a função de multifuncional, ou seja, possuem a capacidade de funcionar como scanner e fotocopiadora. Caso você utilize muito essas duas funções no seu cotidiano profissional, é mais vantajoso optar por uma impressora multifuncional do que comprar três equipamentos diferentes.
Outras funções extras que podem fazer a diferença são a tecnologia Wireless e a conexão WiFi. Ambas trazem mais praticidade: a função Wireless possibilita conectar a impressora a um computador sem a necessidade de cabos; e a rede WiFi da impressora tona possível enviar os arquivos pela rede do próprio equipamento.
Essas características podem parecer supérfluas e costumam encarecer a impressora; por isso, caso você não veja muito problema em utilizar cabos e fios, melhor optar por uma impressora mais convencional.
Profissional de TI com mais de 10 anos de experiência. Já trabalhei como suporte técnico, líder de tecnologia e hoje sou Programador Sr. na Agência das Coisas.