O cloud computing é uma tecnologia que chegou para inovar a dinâmica de trabalho no mundo inteiro, devido à sua tecnologia de armazenamento de dados, otimização de processos e redução de custos. Mas, mesmo sendo um instrumento muito útil, muitas pessoas cometem erros ao utilizá-la, principalmente ao tratar de segurança em cloud computing.
Índice
Para evitar que grandes problemas aconteçam no seu negócio, eu fiz este conteúdo para mostrar os 4 erros mais comuns de segurança em cloud computing que você deve evitar, com diversas dicas para você ficar ligado nesse processo.
Erro 1 – Não ter processos bem definidos ou bem estruturados
Uma parte muito importante e que muitas vezes é esquecida pelos gestores é a organização dos procedimentos de segurança nos processos do negócio. O que sempre deve ser lembrado é que nenhuma tecnologia consegue impedir falhas humanas.
É pensando nessa questão que salientamos o fato de que são os processos que devem ser bem definidos e estruturados devidamente. Isso causa como consequência a minimização de ocorrência de erros dentro da sua empresa.
Erro 2 – Não preparar a equipe devidamente
Outro erro muito comum da parte dos gestores do negócio é não preparar a equipe interna para a implementação do cloud computing no ambiente diário de trabalho. Isso pode gerar muita dor de cabeça e até mesmo problemas e prejuízos.
A nossa dica é demonstrar para os colaboradores os benefícios dessa nova ferramenta, como cada usuário deve proceder com o seu trabalho e deixar claro quais são os níveis de serviço que ele terá acesso!
Erro 3 – Ter SLAs não muito claras
Service Level Agreement (SLA) é um acordo de nível de serviços que contam com todas as responsabilidades e especificações que normalmente são feitos entre a equipe de TI e o operacional da equipe de cloud computing, contando com todas as formalidades que devem ser cumpridas.
Se não houver um acordo bem especificado e claro, pode ser que este serviço fique muito subjetivo e acarrete em problemas para a empresa que contratou o serviço. Problemas estes que podem se desenvolver para o lado da segurança em cloud computing, deixando o ambiente virtual mais vulnerável.
Para que tudo ocorra sem grandes problemas, o ideal é não deixar de avaliar e negociar os termos com muitas responsabilidades, pensando principalmente no tempo de atividade, quais as práticas de segurança que serão implementadas e outros pontos que você ache interessante!
4 – Escolher o modelo errado de cloud computing
Existem diversas opções de cloud computing no mercado e a parte mais difícil é escolher o modelo de serviços de nuvem que mais se encaixam nos parâmetros da sua empresa. Se este é o seu caso, ficarei muito felizes em ajudar você a entender qual é o melhor para seu negócio. Escreva suas dúvidas nos comentários.
Por causa disso, não deixe de entrar com contato conosco para saber mais informações a respeito da segurança em cloud computing. E comente, abaixo, o que achou sobre o nosso texto. Até a próxima!
Profissional de TI com mais de 10 anos de experiência. Já trabalhei como suporte técnico, líder de tecnologia e hoje sou Programador Sr. na Agência das Coisas.